Mulheres e política - Banco de redações


A importância da participação da mulher na política

Enviada em: 08/03/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Constituição federal, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações. Todavia, o que é estabelecido pela Magna  Carta Magna não ocorre na prática, pois a participação da mulher na política brasileira é irrisória. Isso é bastante preocupante, já que implica na concentração do poder público na mão dos homens. Portanto, é evidente que a não participação da mulher na política viola direitos constitucionais (Vírgula) e fatores como a desigualdade de gênero que gera altos índices de feminicídios no país devem ser mitigados.

Em primeiro lugar, desde os primórdios da humanidade (Construção clichê)(Sem vírgula) as sociedades se encaminharam para sistemas patriarcais, onde o homem assumiu o poder de controle e de decisão sobre sua família. Isso fez com que as mulheres, até os dias atuais, sofressem com as restrições impostas a elas e isso é refletido nas urnas eleitorais, onde apenas menos de 18% dos 513 deputados da federação são mulheres, segundo PNAD Contínua.

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a crença de que as mulheres são subalternas aos homens fez o Brasil bater o recorde de mortes por feminicídios em 2022, com uma mulher morta a cada 6 horas. Contudo, no ano de 2015 a ex-presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei do Feminicídio (Vírgula) tornando crime hediondo os homicídios praticados contra a mulher por razões da condição do sexo feminino. Deste modo, por meio de mãos femininas ativas, politicamente, veio essa grande conquista que evidenciou a luta das mulheres contra o machismo estrutural de nossa sociedade.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, mesmo em meio as desigualdades existentes e também pelas questões socioculturais do nosso país, as mulheres, aos poucos, têm conseguido mostrar bons resultados nos cargos eletivos em que ocupam. Mas (Apresenta ideia de truncamento), a representação feminina na política é pequena. Por isso, é crucial que haja investimentos em educação para que as gerações seguintes cresçam com mais consciência social sobre política. Assim, teremos adultos mais conscientes corroborando na busca por uma paridade entre homens e mulheres na política por entender que todos somos iguais perante a Constituição federal do Brasil. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200