O empoderamento de uma mulher em situação de não ser só apenas mãe e/ou esposa, (Sem vírgula) é de grande incentivo para a população jovem feminina, mas também de grandes desafios de discriminação e rebaixamento. Na política, essas adversidades se duplicam, apesar de toda evolução da sociedade contemporânea (Dê um exemplo), cargos políticos ainda abrangem grande parcela do público masculino. (Truncamento) Colocando em dúvida a existência de oportunidades para mulher neste meio.
Em primeira constatação, o fato da ocupação das mulheres em cargos políticos, (Sem vírgula) é de grande responsabilidades que vão além de seu ofício empregado. O peso de ser mulher é carregado de rejeito da igualdade de gênero e a responsabilidade familiar, que também obstante em sua chegada a tal patamar. (Truncamento) Pois diferente do homem, a cobrança da sociedade sobre as mulheres é extrema, onde qualquer erro cometido é motivo de julgamento e reganho. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a representação feminina nesse meio para o cenário da juventude, (Sem vírgula) é de grandes benefícios por mostrar que o lugar da mulher vai além das limitações impostas pela sociedade. Ademais, a oportunidade de lutar pelos seus próprios direitos e a manutenção destes, se torna um grande fator do cargo, dando-lhes a possibilidade de viver em uma sociedade representativa e igualitária.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é dever do governo federal e o Ministério da Educação incentivarem a participação feminina na política. (Truncamento) Por meio de campanhas sociais realizadas em escolas e meios de comunicação, mostrando diferentes perspectivas de cargos e direitos políticos, para que assim a sociedade feminina seja acolhida e sábia de suas possibilidades de ofício. Essas campanhas devem demonstrar o dever de cada cargo político, a trajetória para o alcançá-lo e sua importância na sociedade, com o objetivo de atrair e divulgar a política para este público. (Truncamento) Pois um povo que possui saber político e que expressa o seu pensar, possui um futuro promissor e democrático. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser explorradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |