Para Emanuel Immanuel Kant, a política só é justa e coesa quando é composta por grupos de pessoas distintas, que dentro de suas diferenças dialogam para chegar a um censo senso comum. Esse pensamento revela o porquê de as iniciativas políticas excluírem tanto as mulheres, isso ocorre, (Sem vírgula) porque a política, em grande parte, não conta com a participação feminina, essa exclusão se dá por dois fatores principais: o machismo estrutural e o descaso governamental. (Muito bem. Formulou a tese)
O machismo estrutural é velado em nossa sociedade, muito se fala sobre as mulheres serem a minoria em cargos de liderança, mas pouco se fala da falta de incentivos fiscais e sociais que é imposta à mulher, além da exclusão no mercado de trabalho, que delegam à mulher a função de cuidadora do lar e a afasta dos cargos de protagonismo, como é demonstrado no filme '"Não sou um homem fácil", que discute as relações de gênero na sociedade. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Por sua vez, o descaso governamental permite que o machismo estrutural se perpetue ao não criar políticas públicas que permitem às as mulheres tentar alcançar sua ascensão no mercado de trabalho, por exemplo, não existem iniciativas governamentais que visam acabar com a pobreza menstrual, problema que afeta milhares de jovens do país, sendo que pesquisas mostram que três a cada quatro garotas já deixaram de ir à escola, (Sem vírgula) porque não tinham dinheiro para comprar absorventes. (Cuidado com o tangenciamento. Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Para que haja mais participação feminina na política é preciso que sejam criadas políticas públicas para garantir o ingresso e a permanência de mulheres nesse meio e nos meios acadêmicos, através, por exemplo, de incentivos fiscais feitos pelo Ministério da Economia e ações sociais de conscientização sobre o problema feitos pelo Ministério da Cidadania e o Ministério da Cultura. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema proposto (e com mais produtividade). Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |