Apesar de grandes e inspiradores nomes como Cleópatra, Rainhas Elizabeth e Vitória e, mais recentemente, Margaret Tatcher e Angela Merkel, governantes mulheres não são recorrentes em nossa história. Ao longo dos séculos e nas mais diversas formas de governo, desde a monarquia à república, o poder é predominantemente atribuído à figura masculina. (Formule a tese)
Dados do IBGE (Desenvolva a sigla) revelam que o Brasil é um país com maioria de mulheres, com soma de 51% da população, porém, governado por homens que ocupam mais de 80% dos cargos legislativos e executivos. Essa desproporcionalidade reflete diretamente nos direitos femininos (Essa discussão precisa ser mais explorada), fatalmente negligenciados, afetando a vida de milhões de mulheres diariamente.
(Melhore a estratégia coesiva) A participação das mulheres na política é primordial para alcançar igualdade e mais direitos além daqueles já conquistados (Dê exemplos), sendo necessário dispor de lugar de fala, como difunde Djamila Ribeiro, com propriedade e experiência para regulamentar sobre pautas relativas a corpos femininos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Temos como exemplo dessa primazia, (Sem vírgula) a recente aprovação do projeto de lei 1941/2022, de autoria de Carmem Zanotto, que sanciona a redução de idade para a realização da laqueadura, sem a necessidade de filhos anteriores e a autorização do cônjuge. Antes regulamentada por um invés plenamente machista, agora, um grande avanço para a autonomia feminina.
(Melhore a estratégia coesiva) Ainda que existam projetos como o “Mais Mulheres no Poder”, do governo federal, estes são pouco difundidos, faltando incentivo e conscientização sobre a misoginia e distorções históricas de mulheres na área, além do combate à violência política, a qual apenas ganhou visibilidade com o emblemático assassinato de Marielle Franco e, no entanto, ocorre há décadas. Conjuntamente são imprescindíveis os investimentos e cotas para financiamentos de campanhas, principalmente àquelas mulheres líderes de suas pequenas comunidades, as quais possuem anseio pela diferença, mas não o orçamento para tal. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |