Em sua obra "A liberdade guiando o povo", produzida em 1830 , Eugéne Delacroix retrata a figura de uma mulher que lidera o movimento de busca por liberdade no território francês. Na tela , o empoderamento é representado através da figura feminina que , ao ocupar o lugar central da obra , torna-se símbolo de autonomia e emancipação. Ao sair do âmbito artístico e fazer uma análise da atual conjutura brasileira , nota-se que o contexto evidenciado pelo pintor ainda se faz presente na realidade do país , haja vista a pouca importância dada à participação da mulher na política no Brasil. Com base nesse viés , é fundamental analisar o que impede ,bem como o grave impacto gerado por tal questão.
Diante desse cenário , é relevante destacar que a mentalidade preconceituosa da sociedade impede a participação das mulheres no campo político brasileiro. Isso porque , (Sem vírgula) a mulher sempre esteve inserida em uma sociedade altamente patriarcal , que prioriza o sexo masculino como líder de todos os papéis sociais. Essa questão pode ser associada ao pensamento da filósofa Simone de Beauvoir , a qual afirma que mais escandalosa que a existência de uma problemática , é o fato de a sociedade se habituar a ela. Ao traçar um paralelo dessa abordagem com a participação das mulheres na política , nota-se que a naturalização do problema se mantém , sobretudo , no que diz respeito à errônea mentalidade social , algo que impede as mulheres de participarem efetivamente desse processo importante , já que a inserção feminina nesse meio ocorre somente quando há apoio da nação. Dessa forma , à medida em que o corpo social estigmatiza o sexo feminino como inferior , os ideais de empoderamento descritos por Delacroix se tornam cada vez mais distantes.
(Boa estratégia coesiva) Ademais , é válido pontuar que a pouca importância dada ao protagonismo da mulher na política tem como grave resultado o retrocesso nacional. Tal questão acontece ,pois , não há como promover o crescimento da sociedade sem que sejam ofertadas oportunidades para todos os cidadãos. Nesse sentido , isso pode ser sintetizado pelo pensamento do escritor Sérgio Buarque de Holanda , o qual afirma , no livro "Raízes do Brasil" que , setores sociais , ao não agirem em prol de um bem comum , impedem o progreso social. Dessa maneira , percebe-se que a premissa do autor exemplifica a situação vivenciada pelo país , já que a evolução da sociedade brasileira encontra obstáculos em virtude da pouca importância dada á à participação feminina na política. A títilo de exemplo , os Estados Unidos é um país que , há décadas , incentiva o empoderamento feminino através das histórias em quadrinhos , como a "Mulher Maravilha" , uma jovem que almeja tornar o mundo melhor através de seus "superpoderes". Já aqui no Brasil , por não se verem dotados de "poderes" nem de "superpoderes" , os cidadãos se sentem incapazes de mudar a realidade em que vivem. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto . (Sem ponto final) ao entender os impasses e os impactos relacionados à participação da mulher na política , é tempo de combater esse grave problema. Para isso, é fundamental que o Ministério da Educação estimule ações de incentivo ao respeito da mulher , por meio da criação de programas educativos nas escolas , os quais abordarão as consequências da naturalização de pensamentos preconceituosos em relação ás mulheres , a fim de tornar possível a participação desse público na política .Além disso , é imperioso que a mídia mostre a importância da colaboração feminina no campo político , por meio de comerciais periódicos que abordem o voto nas mulheres como forma de contribuir para o progresso social. Com tais medidas , os ideais retratados por Delacroix serão alcançados e o Brasil terá um futuro melhor. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |