Por Ulisses Guimarães ex deputado federal e participante da assembleia constituinte ao declarar a constituição federal de 1988 (Melhore a construção de sentido), quem está em vigor nos dias atuais fez um discurso marcante com a promessa de tornar a Carta Magna rumo a voz da sociedade e mudança (Problemas na construção de sentido. Reestruture). No entanto, nunca se diz respeito a importância da participação da mulher na política, vê-se (Vírgula) de acordo com pesquisas (Vírgula) que as mulheres têm uma inferioridade na política, principal causa do problema é a falta de leis contra a participação da mulher na política. (Melhore a coesão e coerência textual)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Além disso, vale ressaltar que a Constituição federal foi, há 30 anos, elaborada com o intuito no bem-estar social dos brasileiros, incluindo as mulheres na política (Apresente essa discussão com mais clareza). (Truncamento) Embora, nota-se que o poder público não cumpre seu papel enquanto a gente agente fornecedor dos direitos mínimos, seu dever enquanto agente é proteger e dar todo o apoio para as mulheres na política e igualdade. Ademais, essa situação configura não só um descaso das mulheres, mas também um efeito de irrespeito e desvalorização e exclusão na política.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é fundamental apresentar uma rede estatal que dê acesso a diversos recursos para as mulheres como igualdade,inferioridade e direitos iguais os dos homens na política. Logo, é um obstáculo que tange o problema. Para o sociólogo Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica do mercado. Logo, é nítido a importância da mulher na política.
(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, a temática sendo obstáculo de raízes culturais e legislativas. Logo, a mídia (Vírgula) por intermédio de programas de grande audiência, irá deve discutir sobre o assunto com com leis que irá beneficiar a mulher a ter o direito de trabalhar na política, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar a visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida, (Sem vírgula) acontecerá por meio de projetos estatal estatais, em parceria com o ministério das comunicações (Justaposição) desse modo, finalizar lá o problema.
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto. Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |