"Recusar à mulher a igualdade de direitos em virtude ao sexo é denegar justiça à metade da população".Essa frase de Bertha Lutz diz bastante sobre as condições das mulheres na política e o quanto as candidatas lutam para acabar com os obstáculos,estereótipos e preconceitos impostos a elas. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Observando o cenário atual, pode-se afirmar que as mulheres não são a parte privilegiada da política, as estatísticas afirmam que as mulheres representa um pouco mais de 50% das candidaturas,mas menos de 18% ocupam lugares no Senado, apesar do aumento das candidaturas em comparação a 2014,ainda poucas são eleitas.A Constituição federal no artigo 7° diz que: (Artigo 5) "Todos são iguais perante a lei...",mas não é isso que presenciamos,pois,em 2022 (Vírgula) foram eleitas apenas 302 mulheres,contra 1.394 homens,deixando claro o quanto homens dispõem de mais vagas no Senado (Melhore a apresentação dessa discussão).Além da desigualdade,isto também é favorecido pela visão machista da sociedade,sempre duvidando da capacidade feminina.
(Melhore a estratégia coesiva) Também é de conhecimento geral o quão exorbitante é a falta de conhecimento dos cidadãos pela política,legislação ou constituição,seu desinteresse começa desde a infância devido à carência de acesso ao conhecimento político,para deixarmos claro,42.9% revelam não ter nenhum ou baixo conhecimento da Constituição brasileira.Segundo pesquisa o Brasil é o segundo país do mundo menos interessado em política,comprovando a carência de conhecimento,e essa falta de entendimento pode nos levar a não ter conhecimento de novas candidatas e de cometer possíveis equívocos na hora de votar. No art.1° da Constituição brasileira de 1988,anuncia que: "Todo o poder emana do povo...",evidenciando a importância de se ter entendimento e interesse sobre política. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Muito se discute sobre a importância da mulher na política,e vimos as dificuldades para elas conquistarem a igualdade e a apreciação do povo.Para combater tais dificuldades,devemos destacar a relevância de possíveis n° número de cadeiras que as mulheres devem ocupar no Senado,possibilitando um número semelhante entre homens e mulheres no Senado.A conscientização sobre o machismo político nas mídias,jornais,rádios,sites etc;revelando as adversidades que as candidatas passam e possíveis boicotes que sofrem pelos homens na política.Também pode-se criar uma rede de apoio para as candidatas serem conhecidas e seus trabalhos reconhecidos pelos cidadãos como:um canal aberto só para a visibilidade das mulheres candidatas e seus resultados para o crescimento do Brasil.E também temos de instruir os cidadãos a buscar conhecimento sobre politica,deixando visível o quão essencial é ter tal compreensão,recomenda-se criar um plano anual para os cidadãos analisando o crescimento do entendimento do povo sobre a política;passar a dar aulas nas escolas,livros ou apostilas gratuitos gratuitas para todos,expressar como isso pode ser fundamental para o seu dia a dia como(resolver seus problemas de forma eficiente);passar cursos nas tvs,sites e etc;e a mídias sociais elevar a visibilidade da positividade de ter conhecimentos sobre política,legislação e direitos dos cidadãos entre jovens e adultos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Senti falta de um projeto de texto. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |