Em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres conseguiram o direito ao voto no Brasil. Numa sociedade com bases patriarcais essa conquista se torna um grande passo para a entrada das mulheres no mundo político. Atualmente as mulheres enfrentem obstáculos como a violência de gênero ou até mesmo os próprios partidos (Ficou confuso).
Com o exemplo do assassinato de Marielle Franco em 2018, fica nítida a violência sofridas pelas mulheres na política (Melhore a apresentação dessa discussão). Nem sempre essa agressão é física, pode ser psicológica, simbólica ou sexual, a ameaça de estarem diretamente expostas a essa violência levam as mulheres a temer entrar na política.
(Melhore a estratégia coesiva) Constantemente são descobertas "candidatas laranjas" com o objetivo de suprir as cotas eleitorais nos partidos. Esse fator pode ser uma das principais explicações para o Brasil representar um dos piores países em termo de representatividade política feminina, segundo a organização ' " Inter-Parliamentary Union".
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, é necessário que o Tribunal Superior Eleitoral haja inspecionado o sistema de cotas e garantindo representatividade real e não fictícia, além de agir com o Judiciário para punir os praticantes da violência de gênero. Assim as mulheres poderão ocupar seus lugares na política. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
A abordagem das discussões está limitada. Reestruture e explore com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |