De acordo com o filósofo Maquiavel, "O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta". Desse modo, para que a mulher se sinta representada na política é necessário existir mais oportunidades (Melhore a construção dessa ideia). Nesse contexto é preciso refletir sobre dois aspectos que precisam ser analisados: o empoderamento feminino e um país com múltiplos direitos.
O empoderamento feminino busca o direito das mulheres de poderem participar de debates públicos e tomar decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade. Sendo assim, "Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a solução" (Vírgula) de acordo com Malala. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O Brasil deve ser um país diversificado de oportunidades tanto para homens quanto para as mulheres, direitos iguais, salários igualitários sem distinção de gênero. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) O governo brasileiro precisa criar projetos que visem e incentivem a participação de mais mulheres no âmbito da política. Projetos esses, (Sem vírgula) que tenham mulheres fortes e inteligentes. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Senti falta de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |