Inclusão. Representatividade. Inspiração. São palavras ligadas à participação feminina em cargos eleitorais, sabendo-se que as mulheres foram historicamente restringidas no âmbito trabalhístico e ,entretanto, hodiernamente estão conquistando atuações nas diversas áreas do conhecimento, por exemplo a engenharia, a física, o Senado, entre outros.Assim, percebe-se a importância de reconhecer o papel das mulheres na política e saber a principal barreira ligada a não plenitude dessa participação. (Apresente as discussões com mais clareza)
Diante desse cenário,é imprescindível destacar a relevância da posse feminina de cargos eleitorais. Nessa perspectiva, percebe-se que tal participação na política brasileira reforça a ideia da mulher ocupando cargos notórios e assumindo liderança. Sob esse viés, na conjuntura atual (Vírgula) cerca de 1/7 dos trabalhos eletivos, (Sem vírgula) são ocupados pelo gênero feminino, segundo o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística). Essa situação representa um incentivo geral e com a ampliação dessa ocupação várias outras mulheres alcançaram esse resultado. Dessa forma, faz-se necessário a disseminação desses dados e de políticas de incentivo.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, é necessário enfatizar a ideologia histórica convergente ao usufruo incompleto da participação feminina na política brasileira. Tal empecilho está associado ao pensamento machista, que coloca as mulheres em uma situação de poder rebaixada em relação aos homens, uma ideia propagada historicamente. Essa ideologia subjuga a mulher ao serviço doméstico e cargos ligados ao mesmo, como empregada, serviços gerais e cozinheira, delimitando a esfera trabalhista das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade). Sob essa ótica, destaca-se a telenovela brasileira "Lado a lado" que ambientalizada no início do século XX tematiza o machismo, na vivência da personagem Laura que enfrenta o preconceito familiar e social para se tornar escritora de matérias jornalistas, um cargo totalmente fora do ciclo trabalhista feminino na época, tal relação ocorre atualmente em relação às mulheres no âmbito político. Dessa maneira, é essencial combater essa ideologia permanente na sociedade brasileira, que delimita as mulheres e as excluem dos empregos ligados à posições notórias, como a política.
(Boa estratégia coesiva) Compreende-se, portanto, a importância da mulher nos cargos eleitorais e o principal empecilho na plena concretude desse avanço social. Para tanto,cabe ao governo federal -órgão administrativo máximo- criar campanhas de divulgação dos dados acerca dessa área trabalhista, propagadas por meio de eventos escolares e universitários, abertos ao público, com a finalidade de sensibilizar novas figuras femininas para carreiras de destaque. Do mesmo modo,o Ministério da Cidadania-responsável pelo desenvolvimento social- deve implementar propagandas informativas, por intermédio das grandes mídias de alcance nacional, como rádio e televisão, disseminando conhecimentos sobre a atuação feminina no campo político e nas mais diversas áreas, a fim de dissociarem o pensamento machista de grande parte da sociedade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |