"Não basta só existir, é preciso também pertencer": Clarice Lispector (Frase não dita pela autora). Tal perspectiva é verificada na importância da participação da mulher na política, visto que os índices mostram uma quantidade muito pequena de mulheres eleitas. Com isso, emerge um problema sério, devido não só à desigualdade social, mas também ao machismo. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é preciso atentar para a desigualdade social presente no problema. Simone de Beauvoir diz que "cada um de nós é responsável por tudo e por todos os seres humanos". Nesse contexto, os eleitores estão sendo responsáveis pela baixa participação da mulher na política, uma vez que possuem um pensamento ultrapassado e machista de que a mulher não tem o mesmo direito do homem para participar do governo. Assim, é urgente que eleitores sejam responsáveis pela alta participação da mulher na política, que terá como consequência a desigualdade social.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o machismo ainda é um impasse para a resolução da problemática. Aldous Huxley defende que "os fatos não deixam de existir só porque são ignorados". Nesse sentido, percebe-se a omissão do governo em relação ao machismo na participação da mulher na política, dado que grande parte da política insiste na filosofia de tempos antigos em que mulheres não foram inclusas na gestão do país. Logo, os representantes precisam modificar este pensamento, com o intuito de incluir as mulheres na política.
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, que o problema seja dissolvido. Para isso, a mídia deve (Vírgula) por meio de campanhas publicitárias - falando a importância da presença feminina na política - estimular a participação da mulher nesse meio, a fim de mostrar o quão essencial é a mulher para a política e acabar com essa visão antiga que é composta por machismo e desigualdade. Enfim, as mulheres irão não só existir, mas também pertencer. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |