A importância da participação da mulher na política. - Banco de redações


A importância da participação da mulher na política

Enviada em: 02/03/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O dia 08 de março nos trás traz uma reflexão a respeito da inserção das mulheres em muitos campos importantes da nossa sociedade, bem como, na política. Mais conhecida por ter como maioria homens exercendo suas funções, a política nem sempre foi composta apenas por eles, surpreendendo a todos e quebrando tabus, Alzira Soriano foi a primeira mulher brasileira a ser eleita prefeita. (Melhore a contextualização)

Em uma época onde mulheres brasileiras não tinham direito ao voto, Alzira não apenas votou como também se candidatou e ganhou as eleições de Rio Grande do Norte, quebrando um tempo de intensa misoginia, sendo conhecida até mesmo pelo jornal norte-americano The New York Times. (Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Em 2010, Dilma Roussef foi eleita a primeira mulher presidente do Brasil, em meio a um cenário de críticas, Dilma trouxe propostas de políticas públicas que inovariam setores como a educação com o ProMedio, para ajudar alunos de baixa renda em escolas particulares. (Reelabore a discussão. Parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) É de grande importância que mais mulheres adentrem nesse cenário para fins de que, (Sem vírgula)  possam influenciar outras mulheres a se interessarem na política e inovarem com propostas que ajudem e impulsionem outras. E que o governo dê mais voz a políticas públicas elaboradas por mulheres, fazendo jus a leis que asseguram esse direito. (Proposta incompleta. Melhore a coesão textual)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto. Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     560


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200