[Sem título] - Banco de redações


A importância da participação da mulher na política

Enviada em: 02/03/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“A Cidade do Sol” é um livro escrito pelo filósofo renascentista Tommaso Campanella, no qual é representada uma sociedade perfeita e isenta de conflitos. Contudo, na realidade contemporânea, o que se observa é o oposto aos ideais do filósofo, uma vez que a importância da participação da mulher na política promove a instauração de um problema que afeta uma parcela substancial da população. (Formule a tese) 

(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante disso, percebe-se que a participação afetiva  efetiva da mulher em todas as esferas sociais não ocorre como deveria e o silenciamento social é um fator determinante para a permanência do problema no Brasil contemporâneo. Desde a primeira república, em 1889, o país teve uma única presidente, Dilma Rousseff e apenas 16 governadoras mulheres.

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é notório que a negligência do Poder Público é um grave problema, uma vez que a população brasileira é constituída 51,13% por mulheres (Vírgula) de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, atualmente há uma omissão no que se refere às discussões acerca da participação da mulher dentro do campo político. Desse modo, sem diálogo sério e massivo a respeito dessa problemática, sua resolução é quase utópica.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário, de modo que a legislação eleitoral em si dê mais suporte às candidaturas femininas, ao invés de uma cota de mulheres registradas a cada pleito, fossem obrigatórias as reservas de parte das cadeiras do plenário para ocupação feminina. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Comentários do corretor


Abordagem limitada do tema. Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200