[Sem título] - Banco de redações


A importância da participação da mulher na política

Enviada em: 02/03/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em uma construção social histórica, visualizamos o homem participando ativamente de uma sociedade e a mulher mais "escondida", onde permanece apenas em suas residências cuidando das suas casas e famílias. Com o passar dos séculos, em meio de guerras e revoluções, onde sempre muitas estavam presentes, lutando por direitos, elas foram conquistando cada vez mais a voz que temos hoje em dia. Direitos que hoje usufruímos em uma sociedade um pouco mais igualitária, mas não totalmente, pois as raízes do machismo ainda estão muito impregnadas e afetam nitidamente o cenário em que nos encontramos.

Há muitos anos as mulheres são vistas como inferiores aos homens, principalmente por não possuírem o mesmo físico e por serem mais emotivas que os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). Tudo isso é explicado cientificamente pela questão de hormônios e que ambos os sexos não possuem a mesma estrutura esquelética. Porém, a mesma explicação diz que tanto as mulheres quanto os homens são capazes de realizar as mesmas tarefas, e as mulheres são propicias a realizarem de melhor forma, por conta dessa mesma questão a qual são desvalorizadas.

(Melhore a estrategia coesiva) Ao longo dos anos a cada dia as mulheres provaram que são tão boas quanto os homens, em cada século é registrado a força que elas mesmas têm e (Vírgula) mesmo assim, ainda são tratadas como desqualificadas para alguns cargos políticos. Por mais que no Brasil a maior parte da população é feminina, na politica o cenários é invertido, onde a maior parte é masculina. E elas só estão com esse pequeno percentual, envolvidas na política graças às lutas que nossas antepassadas travaram.

(Melhore a estrategia coesiva) Um trabalho difícil, onde muitas vezes quando possuem uma oportunidade é por terem um corpo estereotipado, precisam provar diariamente que são capazes de realizar as tarefas políticas propostas, tanto para quem trabalha com elas, quanto para a sociedade. Em diversas oportunidades não conseguem fazer que sejam ouvidas e acabam por desistir de certos cargos por conta do preconceito que sofrem dentro dos cargos políticos. Apenas aquelas que possuem uma mentalidade muito forte, que consegudm  conseguem permanecer em seus cargos e muito poucas conseguem entrar para o mundo político, por conta das raízes machistas que cercam a sociedade.

​​​​​​​(Melhore a estrategia coesiva) Quando uma mulher entra para a política, tanto a sociedade quanto os homens que trabalham com elas, (Sem vírgula) esperam que ela cometa um mínimo erro, para poderem xingá-la sem nenhum escrúpulo. Quando comparado o mesmo erro, porém um homem o comete, a situação é totalmente diferente e por vezes é "deixada" de lado. As mulheres (Vírgula) sim, conquistaram muitos direitos dentro da política, mostraram por vezes que são competentes, mas por conta do machismo precisam se provar qualificadas todos os dias. 

​​​​​​​(Melhore a estrategia coesiva) Percebemos que nesse nosso contexto social, (Sem vírgula) ainda somos por vezes altamente desvalorizadas, e a política é só mais um exemplo desse histórico que a sociedade ainda possui. A sociedade precisa deixar de lado as raízes preconceituosas e se voltar para o que é o melhor para si, deixar de pensar que só porque é mulher, não tem competência de fazer algo tão bom quanto ao trabalho de um homem. As mulheres devem ir atrás de novos postos de trabalho, não se deixarem abater e combater o machismo presente na política. E o próprio governo desenvolver métodos que chamem mais a atenção das mulheres para que se envolvam nessas questões. Todos que estiverem dedicando-se à política devem ter um ensino superior, para que a população saiba que são realmente competentes, não pensando que é por conta do gênero de alguém que o trabalho é bem feito.

Comentários do corretor


Atenção: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Elabore um projeto em que as suas ideias estejam claras ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     440


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200