Os yanomamis são um dos maiores povos indígenas da América do Sul, yanomami vivem isolados de outras populações não indígenas, eles vivem em casas ou aldeia, onde estabelecem mais de uma família (Melhore a coesão textual) a situação é crítica morar mais de uma família em uma casa, as decisões que serão tomadas tem seu consenso de cada um, eles sofrem muito (Virgula) pricipalmente as crianças, eles não têm um bom conforto (Vírgula) a maioria das crianças pode até pegar resfriado e gerar várias doenças tipo malária, essa é uma das doenças mais ilimitada onde eles moram. (Parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada)
Os homens são responsáveis pelas caças e as pescas, para se alimentar nem sempre eles encontraram caças para poder se alimentar, desde de então eles caçam qualquer coisa para se alimentarem, já as mulheres ficam cultivando os vegetais e coletando intens como nozes e mariscos, a carne como já foi falado não é toda vez q a caça é boa, além disso eles têm que dividir com a comunidade formada pelos familiares e amigo dos caçadores. (Parágrafo frasal. Abordagem tangencial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) É interessante notar que apesar da atributação de tarefas no coditiano, a sociedade dos yanomamis não apresenta uma hierarquia de poder propriamente dita (Vírgula) eles se organizam da melhor forma um diferentes comunidades, que seguem cada uma delas tem suas próprias regras de ordenamento a população indígena chegou a sofrer por doenças trazidas pelos colonizadores, isso veio piorar (Vírgula) mas quando chegou a época da epidemia, (Sem vírgula) foi uma grande escravidão, desde então venham lutando sobreviverem fisicamente e culturalmente.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 360 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |