ghost - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 27/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Problemas nas comunidades indígenas não existem só de hoje, já ocorre desde a colonização, onde desmatava a floresta, (Sem vírgula) para obter benefícios através dela. Além disso os Bandeirantes invadiam território indígena, a fim de cumprir obrigação de levá-los como escravos, aos fazendeiros. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Umas das principais causas do problema da crise humanitária são os garimpos ilegais, que além de emitir substâncias tóxicas, no ambiente, ainda extraem daquilo que é meio de sobrevivência dos indígenas, pois é da natureza que eles obtêm recursos (Vírgula) tais como: abrigo, alimentação proteção, privacidade. Assim como na colonização, os Bandeirantes não respeitavam ás  as comunidades indígenas. Atualmente estão sendo os garimpeiros os personagens desse ato que usam da ultrapassagem nas áreas indígenas.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, tratar esse problema de saúde pública, (Melhore a coesão textual) é dever do Estado promover leis de garimpos ilegais, no espaço indígena onde acontece. (Vírgula) como exemplo de controlar o espaço indígena através de meios aéreos. (Truncamento) Além de ajudar a comunidade tratando do dano da crise humanitária nessa área. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Faltou elaborar um projeto de texto. Reestruture as discussões e explore as ideias com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200