A crise humanitária dos Yanomamis - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 27/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Constituição federal de 1988, todo indivíduo tem direito a uma vida com dignidade e com respeito, porém não se observa isso na realidade, com o povo indígena yanomami vivendo em uma situação de fome e de doenças. Dessa forma, é evidente que existe uma grave crise humanitária no território yanomami, com os principais problemas sendo o garimpo ilegal na região e a péssima condição da saúde física desse povo. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante dessa realidade desumana, o problema do garimpo ilegal ameaça constantemente a vida e a segurança do povo yanomami. Conforme uma pesquisa feita em pelo Hutukara Associação Yanomami (HAY), em 2020, a atividade ilegal avançou 30% no território indígena, no mesmo ano em que o G1 Roraima noticiou casos de estupro e de mortes entre os índios por causa desse avanço, o que evidencia que essa mineração está ameaçando cada vez mais a integridade física e mental de um dos povos originários do Brasil. Desse modo, a dignidade do povo yanomami não será respeitada e a Carta Magna não será efetivada em sua plenitude.

(Boa estratégia coesiva) Além dessa realidade de desrespeito para com os indígenas, outro grande problema dessa crise é a péssima condição da saúde física do povo em questão. Em conformidade com os dados do Ministério da Saúde, em 2023, mais de 500 crianças morreram por causa da desnutrição e da fome e, ainda segundo esse órgão público, vários indígenas apresentam casos de malária, o que denuncia tanto a situação precária desse povo quanto a falta de um atendimento médico apropriado para o auxílio deles. Nesse sentido, a saúde dos yanomamis continuará se deteriorando e os seus direitos previstos na Constituição não serão cumpridos.

(Boa estratégia coesiva) Em suma, para resolver o problema da saúde dos indígenas, cabe ao Ministério da Saúde, órgão que coordena a política nacional de saúde, promover o auxílio médico para o povo yanomami, pois é imperativo garantir o bem-estar de um dos povos originários do Brasil, por meio de campanhas de saúde que visam a recuperação da integridade física e mental desse povo, para que os indígenas não sofram mais com a fome e com as doenças. Ademais, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública resolver o problema do garimpo ilegal, a fim de que seja barrado o avanço dessa prática nas terras indígenas. Assim, a dignidade do povo yanomami será respeitada e os direitos previstos na Constituição federal serão efetivados. (Proposta completa) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200