A Lei n° 6.001/73 dispõe sobre o Estatuto do Índio (Vírgula) que garante a todos o direito a à vida Vida e ao bem-estar social. Conquanto está esta crise humanitária impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito constitucional na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para alcançar uma sociedade integrada. (Reestruture as discussões iniciais)
Em uma primeira análise deve-se ressaltar a ausência de medidas do governo anterior na proteção aos índios yanomamis.. (Ponto final) Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jonh Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a Vida, o que infelizmente é evidente no país. Nesse sentido contatou-se constatou-se as inúmeras privações que estes vem sofrendo.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o garimpo ilegal como impulsionador desta crise humanitária no Brasil. Segundo o governo (Vírgula) acredita-se que existam ao menos 25 mil garimpeiros ilegais, podendo chegar a 40 mil. Diante de tal exposto, o desmatamento, a poluição das águas por mercúrio e escassez das caças (Melhore a construção de sentido). Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de combater a violência. Para isso, é imprescindível que o Ministério dos Povos Indígenas ofereça assistência médica de emergência, distribuição de cestas básicas e proteção as às terras. (Melhore a construção de sentido) Tais ações em conjunto com os demais órgãos do governo. Somente assim, com uma conjuntura se consolidará uma sociedade mais humana e a identidade brasileira.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |