Os yanomamis um povo que tornou-se refém dos garimpos (Problema na construção de sentido) ilegais e consequentemente sua existência foi ameaçada. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Durante o início do ano de 2023 o país lamentou profundamente a triste realidade dos povos indígenas yanomamis (Vírgula) onde enfrentam a maior crise humanitária causada pelo garimpo ilegal. O garimpo ilegal é a maior barreira que o estado brasileiro enfrenta para proteger os povos indígenas, já que esses garimpos instalam-se nas terras desses povos explorando os recursos naturais e utilizando-se de mão- de-obra mão de obra escrava, ferindo os direitos humanos e o Estatuto do índio. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) A problemática necessita ser sanada para a manutenção e preservação da vida desses povos, (Ponto final) Então o IBAMA juntamente com o Ministério do Meio Ambiente e a FUNAI devem realizar campanhas de políticas ambientais protecionistas de acordo com os Direitos Humanos onde assegurem os direitos básicos da vida como propõe a Constituição brasileira federal, o IBAMA deve realizar o monitoramento das áreas indígenas para extinguir o garimpo ilegal. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade, de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |