Em sua carta, Pero Vaz de Caminha, descreve o "Novo Mundo" recém descoberto pelos Europeus e seus prazeres diários com as belas paisagens. Em suas descrições avaliando o modo de vida indígena, os seus costumes e tradições eram ridicularizados e expostos como sendo vulgar, brutal e antíquado. Quase meio milênio após a chegada dos portugueses, o Brasil, um país vivo em diversidade, ainda mantém uma visão eurocêntrica sobre seus próprios ancestrais.
Segundo as estatísticas, mais de 500 crianças morreram devido às consequências do garimpo ilegal nos últimos quatro anos, em uma comunidade de quase trinta mil yanomamis. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Enquanto as comunidades indígenas aumentaram sessenta e seis porcento em uma década, o garimpo ilegal cresceu trezentos e nove porcento desde 2018. (Sem ponto final) (fonte: G1). Um aumento significativo que traz mudanças para o meio ambiente e prejudica os povos tradicionais que lutam para preservar as terras e as florestas. Porventura, o caso do povo yanomami é uma reafirmação do consumismo acelerado causado pela industrialização e da visão capitalista eurocêntrica presente na população brasileira. (Explore as discussões com mais clareza)
(Melhore a estratégia coesiva) Em contrapartida, uma forma de ajudar na preservação da vida desses popvos é também preservar seu território, por meio de leis de proteção ambiental rigorosas e uma fiscalização aguçada instituídas pelo governo, para que dessa forma as comunidades ancestrais sejam protegidas e protejam o maior bem do Brasil:: sua biodiversidade florestal. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |