JAYANE COUTINHO - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 26/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O povo indígena sofreu com muitas adversidades no período colonial. No entanto (Vírgula) mesmo após muitos anos, a população indígena continua sofrendo com a maior crise humanitária em seu território e a necessidade desse assunto ser debatido é de extrema relevância. Esse descaso está ocorrendo devido à negligência governamental e ao garimpo ilegal. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a negligência governamental em não se atentar ao caos ligado à saúde dos yanomamis. Isso porque, de acordo com a Constituição de 1988, a saúde é direito de todos e dever do Estado. Contudo, apesar de toda população ser beneficiada com esse direito, de acordo com o G1, em 2022 foram identificados mais de 11 mil casos de malária no território indígena. Logo, fica claro que não basta apenas determinar por escrito ''saúde para todos'', mas executar seu dever como Estado também, ajudando e tratando doenças quem vem afetando o território das vítimas da crise humanitária.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o garimpo ilegal prejudica o ambiente no qual os indígenas estão inseridos. Para entender tal situação é preciso mencionar as palavras do ativista Martin Luther King, que diz: '' A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar''. Sobre essa visão, a exploração dos recursos naturais, (Sem vírgula) fazem com que à a natureza fique desestabilizada, e quem mais sofre com esses prejuízos é o povo indígena, já que essa sociedade necessita dos recursos naturais como caça e pesca e o garimpo gera o desmatamento e contaminação das águas. Portanto, quem acaba sendo injustiçado é a população que não comete nenhum crime e justiça mais uma vez perde.

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, o Ministério da Saúde deve investir em unidades básicas e hospitais nos territórios indígenas. (Vírgula) por meio de atendimento profissional à  a todas as comunidades. Ademais, a Funai (Desenvolva a sigla), órgão responsável pela proteção do povo indígena, deve fiscalizar rigorosamente todo território da Amazônia, dando o devido cuidado ligado à proteção da floresta Amazônica, por meio de agentes em helicópteros que observem todo território que necessita de atenção, penalizando então, (Sem vírgula) quem comete garimpo ilegal. Somente assim, a crise humanitária não será mais vivenciada e a situação desumana dos yanomamis dará um basta. (Proposta completa)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200