Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena. - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 25/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Durante a colonização das terras tupiniquins, os povos originários foram expostos à a chagas as quais o seus sistemas imunológicos não estavam preparados para lidar e incitados, (Sem vírgula) pelos portugueses que objetivavam a dominação, a guerrear entre si, o que fez que as comunidades diminuíssem drasticamente. Infelizmente, tal problemática ocorre ainda nos tempos em que vivemos, sendo a recente crise humanitária sofrida pelos yanomamis o resultado da histórica negligência governamental e invisibilidade social sofrida por esses.

Nessa perspectiva, é importante analisar as dificuldades relativas à sobrevivência dos indígenas em suas próprias terras: violência constante de garimpeiros ilegais, patrocinados por grandes fazendeiros, trazendo danos ambientais e comunitários. Sob tal óptica ótica, é clara a omissão do Estado, que pode ser percebido como uma “Instituição Zumbi”, definição do sociólogo polonês Zygmunt Bauman para simbolizar as instituições que não deixaram de existir, porém já não cumprem seu papel social a que inicialmente propuseram-se, — como o governo federal, por exemplo — ao não tomarem medidas, de fato, úteis, que afetem o público-alvo.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o termo “Invisibilidade Social” é amplamente utilizado nas Ciências Sociais para designar pessoa invisíveis socialmente, seja por preconceito ou indiferença, o que descreve perfeitamente a situação dos yanomamis, aqueles que estão à margem da sociedade por viverem longe dos centros urbanos e adotarem hábitos dissemelhante da maioria. É válido, então, destacar que grande parte dos indivíduos adota uma postura apática e passiva quanto ao assunto, pois não tem compreensão da importância cultural e da sustentabilidade que a existência dos tupis-guaranis podem trazer para o país; a nação corrobora, mesmo que indiretamente, para as tribulações vividas pelos indígenas.

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto, ser urgente ações que tragam ao consciente popular as melhores providências para serem tomadas quanto a maior emergência generalizada em território indígena e impedir a reincidência de situações parecidas. Destarte, o Estado, por meio da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e dos governos estaduais e municipais, deve proporcionar palestras abertas ao público em instituições de ensino e propagá-las em canais de televisão e mídias sociais para despertar em todos a relevância do assunto e estimulá-los a preocuparem-se com o futuro das populações nativas do Brasil, mas também trabalhar para expulsar e punir os latifundiários que promovem atividades ilícitas em território indígena. Desta forma, será possível construir um país com cidadãos que não desprezam suas origens, mas conhecem-na e dela zelam. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200