De acordo a Constituição de federal de 1988, é dever do Estado garantir a saúde pública a todos os cidadãos, de maneira análoga,assegurar os direitos socias básicos, sem ameaçar a sobrevivência. Porém, os Yanomis yanomamis sofrem uma grande crise humanitária e sanitária. Dessa maneira, é válido discutir ações para reverter a problemática que é causada pela atividade ilegal de garimpo ilegal e resultada em crises humanitárias.
Primeiramente, deve-se destacar que o território Yanomi é formado pela habitação de mais de de 26 mil pessoas indígenas em Roraima (Vírgula) localizado na fronteira entre Brasil e Venezuela (Vírgula) e está sendo alvo de crimes ambientais, nas atividades de garimpo e utilizando o mercúrio de forma indevida. (Truncamento) Contaminando a fauna e flora ameaçando o bem-estar da população.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a prática desse crime ambiental resulta na em crises humanitárias e sanitárias. De acordo com o G1, o ministério da saúde estimou cerca de 570 mortes de pessoas por contaminação de mercúrio, desnutrição e fome causadas pelas atividades de garimpo ilegal.
(Boa estratégia coesiva) Em resumo, compete ao governo federal junto ao ministério da saúde e ao ministério do ambiente investirem em políticas públicas mais eficientes e conscientizar os brasileiros. Assim, o principal objetivo da Constituição federal será realidade no Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |