O filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman defende que “não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas”. No entanto, não é possível verificar uma reação interventiva na maior crise humanitária em território indígena, que estão sendo privados de direitos básicos, como o acesso á à segurança, alimentação e saúde. Com isso, emerge um grave problema, em virtude da falta de representatividade e do silenciamento midiático. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, pode-se apontar como um empecilho a lacuna representativa. Para Rupi Kaur, “a representatividade é vital”. Porém, há um hiato na representação dos yanomamis no Brasil, visto que, pela ausência de visibilidade na mídia, eles são desvalorizados, o que perpetua no preconceito e a discriminação no meio. Assim, para criar um ambiente seguro e igualitário para eles, é necessário que a representatividade seja vista como vital.
(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a omissão midiática é um entrave no que tange o problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silêncio instaurado na questão do debate sobre a maior crise humanitária em território yanomami, ocasionando no descaso e falta de empatia com esses povos, visto que muitas pessoas não sabem como ajudar e algumas tendem a ter preconceito nessa situação (Melhore a apresentação dessa discussão). Além disso, pouco se fala sobre o tema nas mídias, como em programas televisivos e redes sociais, contribuindo para o desconhecimento do problema.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário uma intervenção. Para isso, o Ministério da mulher, família e direitos humanos, responsável pela defesa dos direitos humanos e das minorias, deve criar, em parceria com a mídia, um programa sobre a crise humanitária em território indígena, por meio de entrevistas com povos yanomamis, a fim de reverter o silenciamento que impera, (Justaposição) Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais para que chegue a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a lacuna representativiva. Espera-se, com essas medidas, fazer jus ao pensamento do ilustre sociólogo Bauman. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |