O filósofo – Thomas More – em sua obra “Utopia” (Vírgula) descreve uma sociedade em que não há nenhuma mazela social. Entretanto, essa máxima não é efetivada, já que vários indígenas sofrem com o descaso, visto que não conseguem desfrutar dos direitos básicos de sobrevivência, o que configura um entrave social. Logo, esse cenário precisa ser combatido, para tanto, deve-se desconstruir a negligência estatal, bem como às as ações dos garimpeiros movidos pelo capitalismo.
A Constituição federal de 1988, no Art. 231, reconhece o direito dos povos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las e ordenar a retirada dos garimpeiros. Vale ressaltar, (Sem vírgula) que a negligência estatal viabiliza de forma negativa o descaso com os índios. Posto isso, nota-se que sem terra para plantar, sem animais para caçar, crianças e adultos yanomamis estão sofrendo de severa desnutrição. Logo, é urgente a mudança deste quadro.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator que corrobora para é a ação dos garimpeiros influenciadas pelo capitalismo. O garimpo ilegal vem crescendo de maneira exponencial nos últimos anos, despejando material tóxicos nos rios, provocando desmatamento e exploração do solo. De acordo com Organização Mundial da Saúde (Vírgula) ocorreu um aumento de mais de 300% área atingida pelo garimpo. Assim, é lícito afirmar que postura do Estado em relação ao grupo indígenayanomami é de total descaso.
(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para proteger este grupo indígena. Para isso, o governo federal deve adotar medidas como: implantação de hospital de Campanha, Criação de Comitês e adotar medidas que prestem assistência a essa população, que está sofrendo de severa desnutrição. Dessa maneira, a situação vivenciada em Roraima – na terra yaniomami – é considerada uma crise humanitária, decretando estado de emergência. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |