Antes de mais nada, os Yonamis yanomamis são povos indígenas que estão passando
por uma das maiores crises existentes no Brasil e vivenciadas pelos povos
aborígenes, cuja crise tão manifestada é a desnutrição da malária que é uma
enfermidade infecciosa febril aguda, esses problemas ocorrem principalmente
em pessoas que vivem nas aldeias próximas a garimpos ilegais, devido a isto,
os níveis da doença aumenta trazendo sérias dificuldades para a população. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
Convém lembrar que estre este problema de tal intensidade está diretamente
relacionado com o chamado período de fome, e também correlacionado com
os mosquitos que reproduzem por conta da época das chuvas, sendo assim a
desnutrição da malária aumenta, trazendo problemas seríssimos para as
pessoas que moram no local onde ocorre isto ou seja os chamados nativos,
que são praticamente obrigados a sofrer tais consequências. (Reestruture a discussão apresentada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Outra preocupação constante é o aumento da taxa de mortalidade adulta e
infantil por causa deste problema, como essa situação está referente a fome e
aos mosquitos, ocorre a falta de medicamentos e alimentos para a população,
e assim a porcentagem de óbitos cresce mais e mais, enquanto a população
decresce, segundo informações do ministério da saúde a desnutrição pode
causar ao organismo: perda muscular, déficit no crescimento, alterações
psicológicas e psíquicas, má formação óssea e assim sucessivamente. (Parágrafo frasal)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo isto o governo deveria proporcionar alimentação, quer dizer,
abrindo vagas de trabalho para a população, assim o mercado trabalhista
cresceria de forma excessiva e os indivíduos teriam dinheiro o suficiente para
comprar comida, remédio e todos os benefícios que são deles por direito, desta
maneira diminuiria os casos de deficiência nutricional e a taxa de fecundidade
amplificaria. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma discussão limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |