Nos últimos dias vemos e ouvimos em jornais, televisão, revistas e redes sociais. (Sem ponto final) os acontecimentos dos povos indígenas yanomamis pouco conhecidos pelas sociedades, que vem vivendo com a crise humanitária sofridas pelos garimpeiros. (Melhore a construção de sentido. Formule a tese)
Os povos yanomamis são grupos de índios que vive em aldeias na regiões de Roraima, Amazonas e nas fronteiras do Brasil e Venezuela. Em um grupo de aproximadamente 35 mil indígenas, numa média de 200 a 250 aldeias. Estes povos sobrevive do conhecimentos botânicos e utilizam-se das plantas, remédios, construção de casas; e se sustentam se da caça,da coleta e das pescas.
(Melhore a estratégia coesiva) A crise humanitária em território indígenas teve por consequência aos garimpos, que entraram ilegalmente em suas terras e destruíram seus meios de sobrevivência em busca do ouro, sem nenhuma documentação. (Truncamento) Destruindo florestas com o desmatamento, cavação do solo desordenado com ajuda de grandes máquinas, poluição dos rios e lagos, se tornando impróprio ao seu consumo.
(Melhore a estratégia coesiva) O garimpo foi o maior culpado pela crise sanitária já vividas pelos povos yanomamis. Onde milhares de adultos, jovens e crianças sofreram com as doenças e até as mortes. Mas Mais de mil indígenas em estados graves foram resgatados pelos ministérios da saúde levando em conta a malária, a desnutrição, a pneumonia e a diarreia. Desta forma a crise humanitária afeta um grupo de pessoas, onde leva um certo tempo para voltar ao normal, deixando marcas de destruição, psicológica, moral e ético.
(Boa estratégia coesiva) Assim uma fiscalização com aviões e navios, para ver se à a movimentação de garimpeiros. Um aplicativo que possa mostrar um grande nível de desmatamento em grandes áreas, um posto de saúde que possa abranger os povos yanomamis, um posto policial com atendimento 24 horas para avisar algum risco, leis e documentação mais severas ao garimpos ilegais ilegal. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |