Genocídio bolsonarista - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 20/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em princípio, na obra pré-modernista "Triste fim de Policarpo Quaresma" (Vírgula) do escritor brasileiro Lima Barreto, a personagem principal,Policarpo, enfatiza a importância da sociedade preocupar-se com os valores culturais e sociais dos povos indígenas, porém esse teve as suas manifestações interpretadas pelos observadores como traços de inlucidez mental, sendo que então esses indivíduos segundários do enredo compostos por diplomatas e populares ficam apenas negando às  as várias necessidades dos grupos indígenas.Nessa denúncia da narrativa percebemos uma considerável aproximação com a realidade das étnicas organizações indígenas yanomamis que foram um polêmico e indefeso alvo das negligências governamentais junto com o desconhecimento histórico e cultural.

Consecutivo,denota-se a imperceptível ,ou quase nula, ações  ação que as defesas governamentais adotam para protegerem tais comunidades, como resultado esses povos acabam sendo vítimas das exploração ilegal de minerais - o ouro- em seus territórios, gerando vários problemas à saúde por causa da contaminação de mercúrio da flora e decadência da fauna pela caça e pesca. Analógico a isso, no período colonial ,os povos naturais foram usados como força de trabalho escravo sem nenhuma segurança da administração do Estado, ou seja, essa sociedade original precisa urgentemente ser inserida em redes de proteção para o revertimento desses prejuízos.

(Boa estratégia coesiva)  Ademais, contudo , é destacável a falta de conhecimento histórico e cultural sobre indivíduos indígenas como resultado dessa escassez de informações, assim caba gerando a ausência de empatia e alteridade defendida pelos trabalhos do filósofo contemporâneo Zygmunt Bauman, que análisa  analisa esse distanciamento das relações humanas, ligando-se a este conceito filosófico esses grupos são uma fácil presa para o preconceito, etnocentrismo e genocídio. Aliás, no texto " O que significa elaborar o passado" (Vírgula) do sociólogo frankfurtiano Theodor W. Adorno (Vírgula) é esclarecido o apagamento do passado pelos que sofreram injustiças, assim desenvolvendo tal pensamento temos uma explicação que pode se encaixar nesse contexto de desigualdades sociais, étnicas e geográficas.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva)  Portanto, com intenção de uma solução para as crises nos territórios yanomanis, ao qual se encontra com vários problemas humanitários, é preciso que o Ministério da Justiça ao lado de outros poderes públicos, (Sem vírgula) façam criações e implementações de políticas públicas que assegurem a cidadania desses grupos indígenas e controlem o garimpo ilegal , que é um dos maiores catalisadores de destruição da área amazônica. Essas ações aconteceram por meio de instituições e sistemas tecnológicos criados exclusivamente para esses sujeitos, que poderiam também utilizar sites e aplicativos para denunciar violências, a fim de que essas organizações naturais tenham acessos a seus direitos e sejam respeitados, que ficaram obstruídos apenas nas prosas como em " Triste fim de Policarpo Quresma".

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200