Povos indígenas são habitantes originários do território brasileiro. De maneira analógica a (Melhore a construção de sentido) yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em territórios indígenas. Destaca-se dois aspectos importantes: A a crise humanitária caracterizada pela privação de alimentos, abrigo, saúde e segurança, e também a autorização a aeronáutica a controlar espaços aéreos sobre terras indígenas afim a fim de combater o garimpo ilegal. (Melhore a contextualização)
Primeiramente, podemos destacar a crise humanitária. Desse modo, onde um grande número de pessoas passam fome, sem nenhum tipo de abrigo, muitos até doentes e sem qualquer tipo de segurança. Dessa forma, é um insulto aos povos tradicionais originários do Brasil passarem por essa situação. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório a Aeronáutica controlar o espaço aéreo sobre terras indígenas, afim de combater o garimpo ilegal nessas regiões. Consoante a isso, muitas comunidades indígenas foram e estão sendo afetadas. Sendo assim, a Aeronáutica controlará todo tipo de tráfego aéreo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto Por tanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham conter a crise humanitária em territórios indígenas. Por conseguinte, cabe ao governo ajudar essas pessoas que estão passando por esses problemas perante a essa crise, por meio de abrigos, distribuindo alimentos como cestas básicas, médicos e segurança. Afim de acabar com essa crise e garimpos ilegais nessas regiões. Somente então, os povos originários e indígenas poderão se sentir seguros nessa nação. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |