Uma terra de todos? - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 17/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o artigo 5° da Constituição federal (Vírgula) “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". Mas a realidade se difere da lei, como no caso dos povos indígenas que lutam para terem seus direitos garantidos.Um exemplo são os yanomamis,que estão passando por uma grave crise humanitária.

Analisando o cenário atual vemos uma falta de compromisso do governo com esses povos que fazem parte de um grande acervo cultural imaterial.O garimpo ilegal é uma das principais causas dessa crise humanitária que vem gerando uma série de problemas como a desnutrição, principalmente nas crianças e surtos de malária. (Argumentação limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) O governo necessita de leis mais rígidas contra esses garimpeiros,mais hospitais que pudessem abrangir abranger mais leitos e uma grande quantidade de profissionais qualificados das mais variadas áreas da saúde. O governo e população precisam se conscientizar que os povos indígenas são mais do que só "índios" eles fazem parte da história do nosso país.​​​​​​​ (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Abordagem limitada. Não deixe de exercita a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200