Natureza, fartura, vitalidade, preservação, características que facilmente vêm na lembrança quando falamos do maior bioma, a Amazônia, berço de cerca de 26 mil a 30 mil indígenas yanomamis distribuídos em 8 comuidades comunidades, os mesmos que no momento atual passam pela considerada maior crise humanitária em território indígena, onde enfrentam surtos de doenças, acompanhadas da fome e o garimpo ilegal. (Parágrafo frasal)
Primeiramente devemos ressaltar o indiscutível abandono na área da saúde e a dificuldade de acesso, onde a escarces de remédios acarretaram a inúmeros agravamentos de casos de doenças como verminose e malária, essa que por sua vez já levou a óbito uma grande parcela da população yanomami, oque desenrolou diversas consequências, uma dessas a dificuldade para colocar as roças, principal fonte de alimento para essa população, visto que muitos não tem seque forças para levantar de suas redes, fato que agrava ainda mais pois desencadeou uma onda de desnutrição e pela primeira vez nas aldeias se encontram mais crianças de 6 a 8 anos do que de 0 a 4 anos. (Parágrafo frasal)
(Reveja o operador argumentativo mais adequado) Tendo em vista os argumentos apresentados, outro fator alarmante é o garimpo ilegal, que segundo pesquisas do mapbiomas teve crescimento de cerca de 3050% entre os anos de 2016 a 2020, em comparação a anos anteriores e decorrente deste problema vem em conjunto o desmatamento, condição que diminui drasticamente a fonte de alimentos dos povos indígenas, além contaminação dos rios pelo uso de mercúrio para limpeza de ouro, oque agrava ainda mais os problemas de saúde dos indíos, também entra em conta o desvio dos jovens das aldeias para esse meio ilegal de fonte de renda. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Então visto o agravamento da situação (Vírgula) espera-se que o governo entre com ações e projetos que possam criar fontes e renda para os jovens indígenas, além de operações com as forças armadas para retirada dos garimpeiros da área e projetos junto a ONGs (Desenvolva a sigla) para arrecadação de alimentos e medicação para distribuição nas aldeias, assim colocando em prática essas questões, deixaria de ser uma problemática em questão . (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |