O que os olhos não veem mas o coração sente. - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 15/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que o avanço do garimpo no Brasil é prejudicial para o povo indígena. Toda sociedade necessita de regras, ou seja, de leis para que um determinado grupo de pessoas consiga viver em harmonia. Essas regras por muitos não são seguidas mesmo ao saber suas consequências.

Como seria o mundo se mesmo sabendo da dificuldade de algumas pessoas em agir em conformidade com a lei, fosse um ambiente onde essas leis dificilmente seriam fiscalizadas? É exatamente o que ocorre com o território indígena brasileiro.

(Melhore a estratégia coesiva) Onde não há fiscalização por parte das autoridades policiais e consequentemente ocorre omissão por parte dos nossos políticos, seja em qualquer lugar, torna-se um ambiente propício para a propagação dos abusos. A crise humanitária que atualmente assola o povo yanomami no Brasil, (Sem vírgula) ocorre por esse descaso gerado pelo anterior chefe do Poder Executivo que inconsequentemente governava o país. (Reestruture a discussão apresentada)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Essa situação deve ser revertida o quanto antes através de todas as medidas humanitárias que sejam necessárias, para que se recupere a integridade física e psicológica desses indígenas, já que as vidas perdidas não voltarão. (Parágrafo frasal)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Nossos atuais governantes e suas forças auxiliares, tendo a consciência da magnitude da tragédia, devem exigir de todas essas autoridades subordinadas uma perfeita fiscalização dessas áreas mais distantes, para que as leis sejam rigorosamente cumpridas, minimizando assim, (Sem vírgula) a impunidade. ​​​​​​​(Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Abordagem limitada do tema proposta. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200