Realmente é muito triste ver os yanomamis sofrendo com essa crise humanitária, pois os povos indígenas fazem parte da história do nosso país, devem ser respeitados e ajudados sempre que precisarem, no entanto acaba que no momento não estão recebendo a atenção necessária. (Parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)
Cuidar do povo indígena também é cuidar da cultura do Brasil, sem dúvida não podemos deixá-los nessa situação, que ameaça o bem-estar de toda a comunidade yanomami. Eles andam sofrendo muitos riscos com a segurança e a saúde, por conta dos rios contaminados, da má alimentação, e com os garimpeiros, que andam violentando membros dessas comunidades indígenas. Esses garimpeiros estão trabalhando ilegalmente no território yanomami, enquanto essas comunidades passam fome, já foram encontrados vários alimentos nesses garimpos clandestinos.
(Melhore a estratégia coesiva) Na Constituição de 1988, no artigo 5º, diz que todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo, (Sem vírgula) o direito, (Sem vírgula) à a segurança e a propriedade. Nesses acontecimentos atuais é importante lembrarmos dessa lei para que seja aplicada em momentos como este.
(Melhore a estratégia coesiva) O nosso governo já está tomando as medidas necessárias para essa situação, realizando o dever que eles tem com todo o povo brasileiro, mas também podemos fazer a nossa parte, criando correntes de doações, divulgando nas redes sociais, para que cada vez mais pessoas vejam e ajudem no que puderem, toda ajuda é sempre bem-vinda. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |