Há milênios povos indígenas já habitavam terras brasileiras, antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil, tais povos fazem parte do âmbito nacional há muito tempo, a identidade dos brasileiros carregam diversos costumes e crenças -além de hábitos- indígenas. (Paágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)
A crise humanitária os quais a qual os yanomamis se encontram-se é perceptível em todo âmbito estadual, sendo noticiado nos mais diversos jornais, em todo o mundo, o que deve servir para os governos estaduais como alerta, não somente aos povos, bem como, (Sem vírgula) a à nossa identidade nacional e cultural. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Esses se encontram-se sendo a maior reserva indígena do país, do norte da Amazônia até o sul da Venezuela, com cerca de 35 mil habitantes, segundo o Brasil Escola, porém, devido à a doenças e garimpo ilegal, sua população encontra-se sob ameaça de genocídio. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) O governo, por intermédio do ministério da saúde, deve prestar serviços de forma urgente, não somente à saúde, mas a segurança, através de investimentos em satélites e torres de vigia os as quais deverão localizar e punir, adequadamente, os garimpeiros, ou quaisquer outras ameaças à a esses povos. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |