Loiola - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 11/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889. (Truncamento) Adaptou o lema positivista Ordem e Progresso não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, o garimpo ilegal, que atinge uma minoria, os yanomamis. Pode-se dizer então que a negligência governamental e o legado histórico são os responsáveis pelo quadro.

A princípio cabe ressaltar a ineficácia do poder público como o principal empecilho no combate à crise humanitária que transtorna um dos povos tradicionais brasileiros. Análogo a isso, segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. No entanto, a máquina administrativa rompe com a teoria de Hobbes, pois é inoperante em elaborar políticas públicas eficientes em prol de combater o garimpo ilegal, que causou a contaminação do solo e dos corpos fluviais, poluídos com o mercúrio, causando doenças aos yanomamis, além disso, teve relatos de estupros e trabalhos sem remuneração. Logo, é necessária uma reformulação na postura estatal.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a herança histórica é outro agente influenciador do revés. Paralelo a isso, observa-se que na colonização do Brasil os povos nativos eram tratados com descaso. Na ótica dos colonizadores os indígenas eram seres inferiores, então era comum haver ações que destacavam tal desigualdade, como abusos sexuais e a mão de obra sem gratificações. Conforme a alusão histórica, é possível destacar um comportamento similar que ocorre hodiernamente: o descuido com os indígenas, especialmente, os yanomamis. Isso ocorre devido ao olhar e os atos superiores dos conquistadores europeus, tais comportamentos foram passados para o corpo social brasileiro hodierno, causando a crise humanitária. Desse modo, enquanto o legado histórico se mantiver, será difícil reverter esse quadro.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver a dificuldade enfrentada pelos yanomamis. Cabe ao governo federal investir em recursos, por meio de verbas, a fim de realizar palestras e debates com o intuito de amenizar essa controversa. Tal ação pode ser realizada através da divulgação das pautas dos eventos e a indicação do horário, data e do local, tudo publicado e compartilhado em redes sociais. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional brasileira como uma realidade. (Proposta completa) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200