“Yanomami” é o nome de um grupo étnico indígena predominante na região norte do Brasil, com forte presença nos estados de Roraima e do Amazonas, espalhando-se também por outros países da América do Sul, como a Venezuela. Infelizmente, na atualidade os yanomamis vêm sofrendo de uma dura crise humanitária causada pela ação do garimpo nas terras indígenas que coloca sua sobrevivência em risco.
No início de 2023, foi denunciado casos de negligência, invasões das terras yanomamis por garimpeiros, subnutrição e mortes de idosos e crianças por contaminação de mercúrio. Com isso, o caso está sendo investigado, mas há indícios de negligências por parte das autoridades locais e federais, além de garimpo ilegal. Dessa forma, a investigação da ação aponta para uma tentativa de genocídio baseado na lei nº 2.889 que, a grosso modo, caracteriza o crime de genocídio como a intenção de destruição de grupos étnicos expondo-os a condições de risco à sua integridade física ou mental.
(Melhore a estratégia coesiva) Quase 600 crianças do grupo morreram. (Vírgula) Mas a situação se agrava ainda mais porque os Yanomami não possuem defesas imunológicas para as doenças não indígenas trazidas pelos garimpeiros (Melhore a construção dessa ideia). O garimpo provocou a destruição de suas terras, desmatamentos e aberturas de clareiras na floresta amazônica, ocupação ilegal do espaço, contaminação dos rios e a desestabilização da organização sociocultural uma vez que os indígenas sofreram diversos tipos de violências físicas e psicológicas e perda de seu território.
(Boa estratégia coesiva) Assim, a situação dos Yanomami coloca a saúde de toda sua base social em colapso que precisa urgentemente ser tratada e atendida. Para isso, é necessário um plano de ação mais eficiente, como mobilização social e dos órgãos competentes, ação ativa e efetiva do Estado para garantir a proteção e segurança das tribos intensificando as fiscalizações. Além disso, é preciso informar e educar mais a sociedade em geral desde a infância com uma educação nas escolas voltada para ampliar o conhecimento sobre os povos indígenas do Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |