Na sociedade contemporânea, devido aos avanços da agricultura, crises humanitárias são consideradas raridades. Entretanto, apesar da baixa frequência, esses cenários são muitas vezes catastróficos, como no caso dos yanomamis, em que milhares de indígenas morreram de doenças e desnutrição. Isso se deve a fatores como a fragilidade jurídica e a má fiscalização do território indígena. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é necessário ressaltar que leis criadas com o objetivo de proteger a cultura e a extensão do território indígena são muitas vezes burladas pelos próprios indígenas. De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), a proximidade dos povos indígenas às grandes cidades, (Sem vírgula) faz com que muitos recursos, antes em abundância, tornem-se escassos devido às consequências que cidades trazem consigo, como o impacto na economia local e graves impactos ambientais (Reveja essa discussão). Isso torna difícil a sobrevivência indígena, praticamente obrigando-os a participar de atividades que explorem seu próprio território de maneira extrativista, em troca de dinheiro, muitas vezes utilizado para a manutenção da tribo, de acordo com a FUNAI.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é necessário ressaltar que a imensidão do território indígena necessita de apoio constante de forças de proteção, que visem a fiscalização do território, assim evitando a presença indesejada de garimpeiros ilegais ou pessoas que utilizem-se (Partícula atrativa) do povo indígena para benefício próprio. Entretanto, em consonância com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar da existência dessas forças protetivas, fatores como a carência de recursos somada ao pequeno contingente que essas instituições de proteção- Polícia Militar, Polícia Ambiental, Exército Brasileiro (EB)- possuem na região, quando comparado à imensidão do território indígena, tornam ainda mais difícil a fiscalização do território. Desse modo, torna-se claro a importância da destinação de recursos que possibilitem a ampliação do contingente das forças protetivas e melhore a qualidade de equipamentos utilizados para a fiscalização.
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, faz-se imprescindível que a Câmara dos Deputados crie projetos de lei que ampliem a quantidade de recursos destinados às instituições de fiscalização, permitindo a melhor atuação das mesmas no território fronteiriço indígena, e que, além de visar a proteção indígena, analisem a situação como um todo, permitindo que os indígenas comercializem de maneira legal, favorecendo tanto os indígenas e seu povoado quanto a população ribeirinha e residente próxima às áreas indígenas, assim evitando que desastres humanitários como o caso yanomami volte a se repetir e devaste milhares de famílias. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |