De acordo com a Declaração dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem livres em dignidade e direitos. No entanto, no cenário brasileiro atual percebe- se plenamente o contrário diante da crise humanitária no território indígena. Desse modo, observa-se um complexo problema que tem como causa a insuficiência legislativa e a má influência midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse sentido, vale ressaltar que a situação é confirmada pela insuficiência legislativa. A obra "Cidadão de papel" (Vírgula) escrita por Gilberto Dimestein, afirma que os direitos do cidadão estão somente no papel (Vírgula) ficando distante da prática. Dessa forma, vê-se atualmente um cenário de crise humanitária, o que demonstra insuficiência legislativa. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa esratégia coesiva) Além disso, é válido destacar o silenciamento do problema devido à má influência midiática. Segundo o filósofo Pierre Bourdieu (Vírgula) "O que foi criado para ser mecanismo de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Nesse contexto é notório que a mídia em lugar de promover postagens para acrescentar o grau de informação influencia na consolidação do problema. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa esratégia coesiva) Sendo assim, faz- se necessária uma intervenção. Por tanto Portanto, o governo deve criar leis sobre a crise humanitária no território indígena juntamente com o Poder Legislativo, paga para que, (Sem vírgula) fiscalizações sejam feitas afim a fim de reverter a insuficiência legislativa. Tal ação pode melhorar a crise humanitária no território indígena. Paralelamente, é preciso intervir na má influência midiática. Dessa forma, garantindo os direitos que a Declaração dos Direitos Humanos expõem. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |