O Brasil (Vírgula) ao longo do tempo, passou por inúmeros processos em seu desenvolvimento em vista de um cenário sócio, político e econômico. Recentes acontecimentos, em uma tragédia humanitária que assola o país, (Melhore a construção de sentido) vemos o descaso de um governo anterior que abandonou os indígenas em seu território vítimas de escravidão, exploração e (Vírgula) segundo relatos, abusados, vítimas também de exploração sexual. (Formule a tese)
Diante deste cenário vemos uma sociedade alarmada com este fato, mas também políticos do governo anterior dando desculpas sobre o problema como se não soubessem ou não enxergasse esta conjuntura como algo caótico. Omisso a um povo que vive de sua cultura, e que se alimentam de sua caça e agricultura sendo abandonado e explorado.
Segundo investigações, os indígenas da aldeia yanomami se encontravam em estado de inanição. E uma das maiores causas foi o garimpo ilegal que explorou as terras poluindo o solo e a água dos rios, afastando e matando animais e espécies da região.
(Boa esratégia coesiva) Além da fome, os indígenas foram acometidos de doenças infecto contagiosas trazidos pelos "povos brancos". Por viverem isolados, segundo órgãos de saúde, eles possuem baixa imunidade e são passíveis de contaminação. (Argumentação limitada)
(Boa esratégia coesiva) Sendo assim, o governo atual tomou medidas para conter esta situação, bloqueando o acesso dos exploradores, enviando suportes médicos e alimentação. (Truncamento) E junto as organizações vêm buscando uma solução para o problema, e cuidando para que os sobreviventes desta calamidade se superem. No entanto, ficarão marcados pela dor e sofrimento, e consequências deste flagelo que segundo especialistas é uma tragédia humanitária. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |