O povo indígena yanomami está em uma situação "desuma", termo utilizado pelo presidente Lula ao ver a forma que esse povo se encontra. Além da falta de alimentos, que causa o quadro grave de desnutrição, os yanomamis sofrem com surtos de malária, doença infecciosa transmitida por mosquito contaminado com um protozoário. (Formule a tese)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, segundo a atual primeira ministra da saúde, o governo Bolsonaro foi omisso em relação a situação dos indígenas, dessa forma contribui para o genocídio contra os yanomamis. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto a falta de alimentos é consequência da expansão do garimpo na região de habitação desse povo. Tendo isso em vista (Vírgula) a garimpagem contamina o solo e a água, os tornando inférteis e impróprios. Além do histórico que os garimpeiros têm de apropriação de terras indígenas e de homicídios contra esses. (Abordagem pouco explorada)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo é notável a necessidade de políticas públicas para a população yanomami, por meio de órgãos governamentais, para o restabelecimento da qualidade de vida desses e da inibição de atividades econômicas que causam o desequilíbrio ambiental e humanitário. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |