Povos indígenas: Genocídio desde Brasil Colônia - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 05/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No início do processo de colonização do Brasil havia no território uma população indígena estimada entre 4 a 10 Milhões de habitantes, que estavam distribuídos nas 5 regiões do país. Um pouco mais de um século, por volta de1650, a população foi reduziu  reduzida a 800 mil e chegou a 70 mil no ano de 1957, segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), tal diminuição foi causada pela escravização, assassinatos, contaminação por doenças trazidas pelos brancos, guerras.

(Melhore a coesão interparágrafo) Esse processo de diminuição que levou ao genocídio de muitos grupos indígenas, pois segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, 80 etnias desapareceram até o século XX, está presente na vida dos povos originários até os dias de hoje, que, embora tenha alterado o modo operantes, ainda é possível ver ações assim como as que sofrem os yanomamis, que ocorre pela insegurança na proteção e por invasão pelo garimpo ilegal.

(Melhore a estratégia coesiva) O primeiro órgão criado para proteção direta da população indígena foi em 1910 (Vírgula) que é o Serviço de Proteção ao Índio (Vírgula) sendo esse um ente federal. Posteriormente, em 1967 (Vírgula) a Fundação Nacional do Índio (Funai) substitui o primeiro para delimitar, demarcar e regularizar o registro de terras indígenas, essa necessidade ocorre, pois uma vez registrado o território as chances de invasão e expulsão dos povos originários deveriam cessar, contudo devido a à morosidade e interesses de diversos grupos nos territórios indígenas, a demarcação ocorre vagorosamente. Tal demora, (Sem vírgula) deixa os indígenas vulneráreis para invasão, sem proteção garantida mais diretamente pelo Estado e sujeitos a diversas violências. 

(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, somada a ausência de proteção e interesses de muitos garimpeiros ilegais, o território é invadido, poluído e os indígenas são perseguidos como o que ocorre no território yanomami, os quais são vítimas da ausência do Estado ou nos últimos, provavelmente, de um Estado omisso e que, aparentemente, ignorou diversos ofícios, os quais solicitavam proteção contra os garimpos ilegais, o qual, tudo indica, foi negada ou parcialmente atendida.  (Parágrafo frasal)

(Reveja a estratégia coesiva) Diante desse fatos, proteção legal fragilizada e invasões financiadas para exploração, (Melhore a construção de sentido) os indígenas yanomamis, (Sem vírgula) sofreram diversas violências que abrangeram desde de poluição dos rios a assassinatos, (Melhore a construção de sentido) que impossibilita à  a alimentação e por consequência destruição e perda de várias vidas por assassinatos. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Com isso, é possível inferir, (Sem vírgula) que a demarcação, segurança e criação de leis mais eficazes são fatores urgentes e essências  essenciais para evitar que os povos yanomamis (Vírgula) e demais grupos em situação vulnerabilidade, sejam mais um grupo indígena a desaparecer, como já ocorre no Brasil desde colonização portuguesa. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com clareza e produtividade. Explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200