Durante o processo histórico de formação do Brasil, nota-se que os povos indígenas tiveram sua cultura e valores desrespeitados até conquistarem seus direitos. No entanto, notícias sobre uma recente crise humanitária no território indígena Yanomami têm despertado debate entre os brasileiros. Assim, faz-se necessário avaliar as causas de tal problema: o rompimento constitucional e a negligência estatal. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é importante pontuar que a Constituição federal, criada em 1998, garante direitos como a liberdade e igualdade para todos os brasileiros, incluindo os povos indígenas. Nesse sentido, vê-se que os povos yanomamis vêm sofrendo violações aos dos seus direitos, uma vez que ações como o garimpo ilegal e o desmatamento ocorrem constantemente em seus territórios e contribuem para a urgente crise humanitária no local, pois essas condutas danificam todo o meio ambiente local, prejudicando a principal forma de sobrevivência desses povos. Logo, explicíta-se a necessidade de combate a essas atuações como forma de garantir os direitos constitucionais que são assegurados aos indígenas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência estatal tem, inegavelmente, colaborado com os problemas enfrentados pelos povos yanomamis. Assim sendo, em uma entrevista ao podcast "O assunto", o líder indígena Dário Kopenawa relata que por diversas vezes os indígenas pediram ajuda às autoridades governamentais e, entretanto, nada foi feito para auxiliá-los. Dessa maneira, é indubitável que o descaso por parte do governo em relação aos indígenas é um dos principais fatores contribuintes para a situação de crise humanitária vivenciada pelos Yanomamis, visto que tal situação poderia ter sido evitada caso o Estado providenciasse os devidos esforços no amparo a esses povos (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, evidencia-se o importante papel que o governo possui em atender aos pedidos dos povos Yanomamis para ajudar no enfrentamento à crise humanitária em seu território.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, analisando os fatos mencionados, infere-se que a crise no território dos povos Yanomamis decorre principalmente do rompimento de direitos constitucionais e da negligência por parte do Estado. Portanto, para enfrentar esse problema, o governo federal, órgão de maior importância no âmbito nacional, deve combater práticas ilegais de exploração da natureza em território indígena, por meio da contratação de fiscais que irão verificar se as leis vigentes estão sendo cumpridas e garantindo, assim, que esses povos tenham seus direitos respeitados e que o erro cometido no processo de formação do Brasil não mais ocorra. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |