A luta pela sobrevivência - Banco de redações


Yanomami: um debate sobre a maior crise humanitária em território indígena

Enviada em: 04/02/2023

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde a colonização do Brasil por Portugal os indígenas tiveram suas vidas comprometidas, sendo alvo do genocídio português. Atualmente os Yanomami  yanomamis enfrentam a maior crise humanitária já vista em território indígena. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Primeiramente, desde que os europeus entraram em contato com os índios, centenas de doenças foram disseminadas aos nativos (Vírgula) causando a morte de muitos deles. Segundo estudos da Universidade da Califórnia, a malária, chegou até o Brasil por meio dos navios negreiros, logo se espalhou entre os indígenas e nos últimos anos vem devastando a comunidade Yanomami, trazendo grandes riscos à saúde e bem-estar desse povo.

(Boa estratégia coesiva) Atualmente, outro fator que ameaça a sobrevivência desses povos é a presença do garimpo ilegal em suas terras. Além da desmatação desses territórios que deveriam ser fortemente protegidos, o garimpo ilegal causa a contaminação das águas por mercúrio (Vírgula) que ao entrar no organismo pode causar diversas lesões (Essa discussão precisa ser mais explorada). Assim sendo, a Fiocruz realizou uma pesquisa que mostra que cerca de 60% dos ianomamis já foram contaminados.

(Boa estratégia coesiva) Em resumo, esse povo tem que ser protegido, a Funai junto ao Poder Judiciário deveria promover uma maior fiscalização das áreas indígenas e garantir que as leis brasileiras punam os responsáveis por essas violações. Já o Ministério da Saúde deveria aumentar o envio de médicos e medicamentos para estes povos. Por fim, pode ser que assim estes problemas sejam resolvidos. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200