Desde a colonização do Brasil por Portugal os indígenas tiveram suas vidas comprometidas, sendo alvo do genocídio português. Atualmente os Yanomami yanomamis enfrentam a maior crise humanitária já vista em território indígena. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Primeiramente, desde que os europeus entraram em contato com os índios, centenas de doenças foram disseminadas aos nativos (Vírgula) causando a morte de muitos deles. Segundo estudos da Universidade da Califórnia, a malária, chegou até o Brasil por meio dos navios negreiros, logo se espalhou entre os indígenas e nos últimos anos vem devastando a comunidade Yanomami, trazendo grandes riscos à saúde e bem-estar desse povo.
(Boa estratégia coesiva) Atualmente, outro fator que ameaça a sobrevivência desses povos é a presença do garimpo ilegal em suas terras. Além da desmatação desses territórios que deveriam ser fortemente protegidos, o garimpo ilegal causa a contaminação das águas por mercúrio (Vírgula) que ao entrar no organismo pode causar diversas lesões (Essa discussão precisa ser mais explorada). Assim sendo, a Fiocruz realizou uma pesquisa que mostra que cerca de 60% dos ianomamis já foram contaminados.
(Boa estratégia coesiva) Em resumo, esse povo tem que ser protegido, a Funai junto ao Poder Judiciário deveria promover uma maior fiscalização das áreas indígenas e garantir que as leis brasileiras punam os responsáveis por essas violações. Já o Ministério da Saúde deveria aumentar o envio de médicos e medicamentos para estes povos. Por fim, pode ser que assim estes problemas sejam resolvidos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |