Na série "Aruanas" , transmitida pela Rede Globo , é retratada a história de três ativistas líderes de uma ONG (Desenvolva a sigla) que investigam crimes ambientais na amazônia. Na trama , as personagens lutam para reduzir os impactos do garimpo ilegal em terras habitadas por indígenas. Saindo da ficção , sem desconsiderar o caráter social da obra , é nítida a semelhança com questões reais , pois as dificuldades enfrentadas pelo povo yanomami também têm sido causa para o enfraquecimento da sociedade e da fauna (conjunto essencial para a manutenção da vida no planeta). A partir desse contexto , é fundamental analisar o que motiva , bem como o impacto disso para a nação brasileira.
Diante desse cenário , é relevante destacar que a ineficácia governmental governamental figura como um dos fatores que motivam a existência desse impasse. Isso porque , ao tomar como base os estudos do historiador José Murilo de Carvalho , para que haja uma cidadania efetiva no Brasil , é necessária a coexistência de direitos civis , políticos e sociais. Nesse sentido , nota-se que tal premissa não se faz presente nação verde-amarela , ou seja , não há a efetivação desses direitos , já que o povo Yanomami enfrenta , atualmente , a maior crise humanitária no território indígena , essa situação é decorrente da baixa qualidade de alimentação e do garimpo ilegal na região , ações que tornam esses indivíduos suscetíveis aos riscos de saúde. Dessa forma , apesar de ser a 10° maior economia do mundo , de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), nota-se que a desumanização desse público se mantém não pela de recursos , mas sim pela indisposição das instituições governamentais.
(Boa estratégia coesiva) Ademais , é válido pontuar que a inoperância da esfera executiva tem como impacto a perda de confiança da sociedade. Tal questão acontece pois , assim como afirmado pela arquiteta Ermínia Maricato , a população brasileira possui uma espécie de "melancolia coletiva". Essa melancolia , segundo a autora , é responsável pela intensificação do sentimento de desamparo e descrença dos cidadãos em relação ao Poder Público. Nessa perspectiva , tal abordagem se assemelha com a questão da crise humanitária vivenciada pelo povo Yanomami , visto que esses indivíduos estão cada vez mais propensos à falta de ações eficazes em virtude da não efetividade dos seus direitos , fator que os tornam incrédulos no que diz respeito ao auxílio do governo e , por fim , coletivamente melancólicos. Desse modo , percebe-se que esse problema promove vulnerabilidade e deve ser tratado como inaceitável.
(Boa estratégia coesiva) Portanto , ao entender que os desafios enfrentados por esse público constituem um entrave para o progresso nacional , é tempo de combater esse grave panorama. Para isso , é fundamental que o Poder Executivo federal crie um projeto de lei com o objetivo de promover o auxílio necessário para esses cidadãos, como alimentação de qualidade e proteção de recursos. Isso será feito por meio da votação e , posteriormente , encaminhamento para o Senado federal , de modo que esse lei punirá de forma rígida quando algo estiver em desacordo com o que prega a legislação. Tal ação será realizada com o objetivo de evitar a desnutrição e garantir a humanização desses indivíduos por intermédio da preservação das riquezas naturais. Com isso , crimes investigados pelas "Aruanas" serão presentes apenas na ficção. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas. Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |