Em 1948, o mundo foi apresentado a uma série de leis que impactariam positivamente a vida de bilhões de pessoas: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma a necessidade de dignidade a todos. Todavia, a carência de recursos básicos à sobrevivência encarada pelo povo yanomami, em Roraima, distoa destoa do acordado no século XX. Com efeito, deve-se combater a omissão estatal e garantir o direito global à vida digna. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, o Contrato social defendido pelo inglês John Locke se refere ao dever governamental de retribuir os esforços exercidos pela sociedade, bem como proporcioná-lo proporcionar saúde, educação, alimentação e emprego. Entretanto, a perpetuação do caos presenciado pelos Yanomami yanomamis se contradiz com o filósofo e deixa claro a ignorância aos nativos. Desse modo, urge a obrigatoriedade de políticas públicas, tais como direcionamento de mantimentos e fiscalização do garimpo ilegal.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, quando o correto tratamento aos que estão há mais tempo em nossa nação for uma prioridade, a situação será amenizada. Seguindo essa lógica, A Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita ao chegar no território brasileiro, caracteriza a visão eurocêntrica do povo que viram: seres a serem civilizados. Nesse sentido, as vítimas vivenciam, até os dias de hoje, a mesma discriminação e marginalização de 1500 perante a sociedade, na medida em que lhes é reduzido o direito a necessidades básicas e desencadeando mortes frequentes em decorrência. (Melhore a construção de ideias)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para garantir a realização das leis da DUDH de 1948, é mister que a sociedade se posicione contra a posição estatal apresentada até o momento para que a instituição tome providências, bem como constante disponibilização de alimentos e tratamentos adequados a possíveis doenças incentivos financeiros a cidadãos que se oferecerem a ajudar para que seja visto no Brasil, de fato, dignidade. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |