A Constituição federal de 1988 garante os direitos básicos de todo cidadão. Entretanto, diante da crise humanitária enfrentada pelo povo yanomami, é evidente que na prática o cumprimento dessa lei é negligenciado, tendo em vista a ausência de assistência e combate a atividades garimpeiras, que ocasionam descaso e sofrimento para com o povo que ali vive.
De início, é importante recordar que desde o período colonial os direitos dos povos indígenas são ignorados (Melhore a apresentação dessa discussão). Embora atualmente existam leis que asseguram tais direitos, não há fiscalização suficiente para que seja garantido o cumprimento das mesmas (Use quando houver ideia de igualdade). Exemplificando, a prática do garimpo ilegal em território indígena, que causa prejuízo ao meio ambiente e paralelamente afetando o atividades de pesca, caça e agricultura realizados por povos dessa região, para a obtenção de alimentos.
(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso surge uma ameaça ao bem-estar dessa comunidade, considerando que a falta de alimentos pode causar desnutrição além de baixa imunidade, deixando os indivíduos mais expostos a doenças. Ademais, o desenvolvimento infantil também é afetado, visto que não há elementos básicos para sua nutrição, limitando a aprendizagem e comprometendo a prática de atividades relacionadas a sua cultura. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, a falta de fiscalização e assistência pode abrir espaço para a atuação do garimpo ilegal. Portanto, cabe ao governo federal (Vírgula) por meio do Ministério do Desenvolvimento Assistência Social, Família e Combate a Fome (Vírgula) providenciar cestas básicas e amparo médico ao povo Yanomami. E cabe aos órgãos de fiscalização (Especifique-os) combater e punir a atividade de garimpeiros ilegais em áreas indígenas. (Truncamento)Visando garantir a integridade física e moral dos povos e permitindo a conservação e práticas de suas culturas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |