No Brasil, os problemas relacionados ao uso de tecnologia entre as crianças é uma situação preocupante. Segundo um estudo feito em 2018 pela Tic Kids Online Brasil, 69% das crianças e adolescentes que têm entre 9 e 17 anos e com acesso à internet, a utilizam mais de uma vez por dia. Ao encontro disso, julga-se dois pontos: a saúde e a vulnerabilidade.
Mormente, deve-se destacar que as telas em excesso levam à inatividade física que por sua vez podem aumentar a obesidade infantil e prejudicar o desenvolvimento cognitivo conforme mostra no manual lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desse modo, percebe-se que isso agrava mais ainda essa situação, a qual provoca diabetes, pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol, esses são fatores críticos vividos por esse público.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, debater sobre o uso da tecnologia entre as crianças torna-se essencial, uma vez que essas ferramentas são vistas como um impulsionador do problema pela falta de conhecimento e vulnerabilidade desses usuários. Diante disso, faz-se necessário refletir sobre como o acesso a esses aparatos tecnológicos não se tornem em crimes ou façam vítimas, como foi o caso de um jovem de 24 anos que foi preso em Anápolis no Estado de Goiás por pedofilia e estupro, o qual aliciava as crianças através de jogos online.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário que o Ministério da Justiça em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, (Sem vírgula) possam promover propagandas educativas em mídias digitais que demonstrem a vulnerabilidade e os riscos que as crianças estão expostas, afim a fiim de conscientizar e provocar uma reflexão sobre comportamento e consumo diante desses aparelhos digitais. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |