No anime “Buruto”–criado pelo mangaká Masashi Kishimoto –, os ninjas desde crianças são ensinados sobre o uso correto da tecnologia. Infelizmente, essa narrativa destoa da realizada brasileira, na qual o uso de tecnologia entre as crianças se mostra um grave problema. Assim, não só a falta de debates nas escolas, como também a má representação midiática intensificam o quadro. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, é indubitável que o silenciamento escolar é catalisador para os problemas do uso de tecnologia entre as crianças no Brasil. A esse respeito, “Sociedade dos poetas morto”, filme americano, ilustra como a educação cidadã, através da construção do caráter crítico acerca do uso adequado dos meios tecnológicos, transforma a vida do estudante. Entretanto, fora do universo audiovisual, as instituições de ensino utilizam um método de ensino com aulas conteudistas e monótonas, ou seja, voltada apenas ao conhecimento tecnicista do acadêmico, deixando de lado a formação humana do aluno, como o uso correto da tecnologia no dia a dia. Dessa forma, há uma ausência de debates e de projetos sobre os meios tecnológicos e o uso produtivo no cotidiano.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a má representação midiática no que tange o uso de tecnologia por crianças é um grande desafio a ser superado. Conforme Theordono Adorno – sociólogo da escola de Frankfort –, a indústria cultural transforma a cultura em mercadoria em vez de proporcionar reflexões que possam transformar o indivíduo e mudar o mundo. Nessa perspectiva, a mídia não tem como objetivo primordial abordar temas de interesse social e coletivo, uma vez que sua grande preocupação está voltada para o mercado e para o consumo. Dessa maneira, assuntos de extrema relevância social, como o uso correto da tecnologia no cotidiano, principalmente, pelas crianças e pelos jovens, não encontra espaço em sua programação, pois esse tipo de programação não gera rentabilidade aos veículos midiáticos, já que não se trata de compras e vendas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação – órgão responsável pelas diretrizes educacionais da nação– deve criar um projeto de educação cidadã, a partir de palestras e oficinas nas escolas, por meio de redirecionamento de impostos para a educação. Espera-se, com essa medida, mitigar os efeitos do uso incorreto da tecnologia por crianças. Ademais, o Ministério da Comunicação deve criar campanhas de conscientização sobre o uso da tecnologia no cotidiano de crianças e jovens, através de divulgação nas principais mídias, tais como Rede Globo, Revista Veja e Grupo Folha, afim a fim de democratizar as práticas de utilização adequadas dos meios tecnológicos no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |