O uso prejudicial da tecnologia entre as crianças e os jovens - Banco de redações


O uso de tecnologia entre as crianças

Enviada em: 26/01/2023

Status:

Corrigida
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Segundo o psíquico-analista Sigmund Freud, as pessoas buscam por mais prazer e menos angústia, com esse caminho trazendo pontos positivos e pontos negativos. Atualmente, os jovens buscam através da tecnologia obter mais felicidade e conforto individual, porém, essa busca pode criar sérios problemas tanto para o indivíduo quanto para a sua família. Assim, é inegável o uso prejudicial da tecnologia entre as crianças, com os principais prejuízos sendo a piora da saúde psicológica do indivíduo e o distanciamento familiar. (Muito bem. Fomulou a tese)

Diante dessa realidade de uso inadequado da tecnologia, o agravamento da saúde psicológica dos mais novos é um grande prejuízo. De acordo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, mais de 24 milhões de jovens utilizam a internet, com 43% deles afirmando que usam as redes sociais, onde uma grande parte desse público é discriminado e sofre com graves ofensas, o que tende a piorar o estado mental e psicológico da criança e do jovem, podendo gerar traumas ou sequelas. Outro ponto é que, (Sem vírgula) um estudo feito pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) confirmou que crianças que foram expostas às telas desde pequenas podem apresentar problemas de sociabilidade e de comunicação. Desse modo, as crianças e os jovens no caminho do prazer encontrarão ainda mais pontos negativos do que positivos, como indicou Freud.

(Boa estratégia coesiva) Além dessa realidade de problemas individuais, outro prejuízo ocasionado pelo uso da tecnologia é o distanciamento familiar. Segundo o psicólogo Thiago Voula, quando uma criança totalmente conectada com as redes sociais resolve bloquear algum usuário, ela tem uma falsa noção de poder, o que pode contribuir para uma personalidade hostil e agressiva e essa conduta, junto com a baixa sociabilidade, pode levar ao desentendimento e ao afastamento para com a família. Dessa forma, haverá muito mais angústia e desprazer no caminho dos jovens, como descreveu Freud.

(Boa estratégia coesiva) Em suma, para corrigir o uso prejudicial da tecnologia, o Ministério da Saúde, órgão responsável pela saúde da população, deve amenizar a saúde mental das crianças, pois é imperativo garantir o bem-estar dos mais novos, por meio de palestras públicas sobre as medidas que os responsáveis devem tomar, para que as crianças possam voltar à normalidade. Ademais, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve resolver o distanciamento familiar entre os jovens, a fim de que seja preservada a família. Nesse sentido, o uso prejudicial da tecnologia será corrigido e os jovens não serão mais tão afetados com o caminho descrito por Freud. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200