Freud, em seu célebre “O mal-estar na civilização”, defende a existência de um instinto primitivo presente no inconsciente humano desde sua infância, o Id. Tal elemento não considera consequências quando se trata da plena satisfação de seus desejos, sendo, por fim, averso a qualquer tipo de limite. Semelhantemente, o uso excessivo de tecnologias por crianças revela que essa tendência, quando prejudicial, deve ser tratada na sociedade.
A criança, ao longo da história, foi vista como uma espécie de “adulto em miniatura” e não como um ser singular e de características próprias. Com o desenvolvimento da pedagogia e a publicação da obra “Emílio” (Vírgula) de Jean-Jacques Rousseau, uma nova visão da infância nos foi apresentada: o infante passa a ser visto como um ser imaginativo e de características específicas. Isso agrava ainda mais o problema da alta exposição de crianças às telas, pois tal vício prejudica o desenvolvimento psíquico e cognitivo na fase da infância. (O argumento precisa ser mais explorado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a falta de limite quanto ao uso de tecnologias contribui para o aumento do índice de doenças físicas e mentais entre crianças e adolescentes, tais quais: depressão, ansiedade, transtorno de bipolaridade, déficit de atenção e ainda outras acarretadas pela inatividade física como a obesidade, que pode ser ponto de partida para problemas mais graves como diabetes e insuficiência cardíaca. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que é papel do Estado, por meio das instituições públicas, garantir o direito à saúde mental e física das crianças, combatendo veementemente os problemas anteriormente expostos. Como medida de combate devem-se promover visitas domiciliares de forma regular por parte dos Agentes de Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), visando a educação da população quanto ao limite de telas na infância. Também se faz necessário uma melhor distribuição de verba destinada à infraestrutura das escolas públicas, incentivando o ensino da Educação Física no Brasil. Só assim preservaremos a integridade física, psicológica e moral das nossas crianças em uma era dominada pela tecnologia. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |